Projeto de arquitetura, conceitualmente, é formado por uma série de estudos, representações gráficas e desenhos técnicos criados com o objetivo de guiar uma construção ou reformar um imóvel.
Basicamente, o projeto pode ser dividido em 7 etapas que são:
O programa de necessidades (ou briefing) é criado nas primeiras conversas com o cliente. Nessa etapa do projeto de arquitetura, precisamos reunir o maior número de informações possível sobre os objetivos do contratante.
Visita ao local, onde devemos fazer um levantamento de dados para identificar se o terreno está preparado para receber a obra, além do próprio levantamento arquitetônico do espaço, seja um terreno, seja uma construção para reforma.
Estudo de viabilidade, análise se o projeto de arquitetura estará de acordo com o Plano Diretor e o Código de Obras da Cidade, verificação das diretrizes para atender as legislações locais.
Estudo Preliminar, é nela que começamos a trabalhar o conceito do projeto de acordo com as necessidades do cliente. E o momento da criação, quando reunimos todas as informações obtidas nas etapas anteriores para dar forma ao projeto. Nesta etapa a equipe se reúne para dar suas ideias, sugestões, analisar as possibilidades e definir em qual direção seguiremos em nossa proposta,
O Anteprojeto é o resultado do que foi definido na etapa anterior e a apresentação ao cliente acontece aqui. O modelo 3D é apresentado, em formato de fotos realistas e vídeo, para que haja uma perfeita compreensão de nossas propostas. Como complemento, apresentamos os materiais sugeridos, sempre que possível, junto a apresentação.
Projeto legal ou de aprovação, enviado à Prefeitura do município para que a construção seja autorizada.
Projeto Executivo, conjunto de especificações e documentos necessários para que a obra possa ser iniciada, são as plantas que vão para o canteiro de obras. É nele que especificamos os materiais que serão utilizados (revestimentos, torneiras, cubas, móveis), as dimensões dos elementos construtivos, tipologias, instalações hidrossanitários e de iluminação, entre outros tipos de detalhamento.
Projeto de interiores é um conjunto de estudos que tem como objetivo trazer conforto, funcionalidade e beleza para o interior de uma edificação. Ele diz respeito a todos os elementos que compõem um espaço interno como paredes, piso, forro, instalações elétricas e hidráulicas, mobiliário e decoração.
Ele pode ser contratado junto ao projeto de arquitetura ou separado. Suas etapas são muito parecidas com as etapas do projeto arquitetônico, no entanto, na maioria dos casos, as intervenções realizadas não necessitam de aprovação nos órgãos municipais, restringindo-se a autorizações locais (como condomínios ou administradoras).
é valido lembrar que se sua reforma precisar de alterações estruturais, remoção de alvenarias ou modificações em instalações hidráulicas ou elétricas, você precisara do auxilio de um arquiteto com registro valido no CAU para emitir o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Busque sempre saber se o profissional que vai lhe atender esta apto para executar sua reforma.
O projeto luminotécnico é o planejamento da iluminação do ambiente de forma funcional utilizando os recursos de iluminação natural, luminárias e automação combinados para ter um ambiente iluminado de acordo com sua necessidade e com economia de energia.
Os projetos luminotécnicos ideais atendem três objetivos principais, sendo:
Garantir a economia do consumo de energia utilizando luminárias mais eficientes para o ambiente, sem excesso ou falta de luminosidade.
Deixar o ambiente iluminado de acordo com a normas técnicas vigentes, seguindo as recomendações técnicas para melhor eficiência e luminosidade ideal.
Melhorar a eficiência na operação, tornando o ambiente iluminado mais produtivo para execução do trabalho, com segurança e bem-estar.
A ambientação, serviço ainda pouco conhecido pelos clientes, trata-se de vestir um ambiente em sua casa sem que haja qualquer intervenção de obras (seja pintura, elétrica, hidráulica). Consiste num trabalho de assessoria e acompanhamento para troca de mobiliários soltos ou fixos, itens decorativos, peças de design, cortinas e tapetes, onde redecoramos e harmonizamos o ambiente que encontra-se sem identidade.
Este processo é mais rápido, a execução de um projeto 2D ou 3D é opcional e definido na contratação, ideal para pessoas que reformaram ou construíram sem a contratação de um projeto de interiores ou aqueles que acabaram de se mudar e preferem não alterar a planta original do imóvel.
Na assessoria, o arquiteto visita o local, entende a necessidade do cliente, e emite um relatório com instruções e dicas de tipo de mobiliário ideal, cores, sugestões para que o próprio contratante execute a escolha, compra e acompanhe a execução das alterações. é um serviço de orientação, como uma consulta para dirimir duvidas e orientar soluções. Este serviço pode também ser realizado de maneira online.
Em ambos os serviços não emitimos o Registro de Responsabilidade Técnica, pois não são serviços que incluem o acompanhamento da execução pelo arquiteto.
O acompanhamento de obras é um serviço que pode ser contratado junto ou separado dos Projetos de Arquitetura ou Interiores.
Consiste na visita frequente à obra em andamento, verificação do andamento do processo conforme projeto executivo, controle da qualidade da execução e alinhamento do prazo do processo. O acompanhamento de obra é diferente do gerenciamento de obra, onde o arquiteto gerencia a contratação do pessoal, compra de material, organograma financeiro, ou seja, todas as etapas de construção à entrega.
O Studio 106 Arquitetura oferece o serviço de Gerenciamento em parceria com uma equipe de arquitetos especializados na execução e gerenciamento de pequenas reformas à grandes obras.